terça-feira, julho 10, 2007

O céu é azul

Não sei se o descobri hoje ou se simplesmente o azul está mais intenso. O que sei, que ao olho nu do céptico mal encarado parece desinteressante, é que hoje acordei, após vários anos podem bem ser simplesmente o meu primeiro minuto de vida, se é que algum dia nasci. Seguindo o raciocinio aparentemente pouco racional, nada nem ninguém me conseguirá garantir que tudo o que me rodeia não passa de criação que se desenvolve à velocidade do meu pensamento.
Existe um mundo, porque acho necessário haver um. As pessoas e as suas vidas, podem muito bem ser tramas que se desenvolvem numa parte do meu cérebro a que de momento não tenho acesso. O rádio, a tv e o jornal, vão mostrando tudo aquilo que secretamente imaginei e que decidiu chegar até mim no momento em que abri o jornal, liguei o rádio ou a televisão.
Mas até a merda dos dinaussauros devo ter inventado, para dar uma sensação de evolução natural. E para aqueles que gostam de encontrar um sentido nas suas vidas inventei a biblia ou qualquer outro livro que explique como supostamente chegámos até aqui.

O cérebro não é uma simples linguagem que nos permite identificar o espaço que o rodeia e interagir com ele. Num todo, em toda a sua complexidade e velocidade de processamento, é a fonte do que tudo existe e permite existir.

Por isso o céu parece-me mais azul e tudo o resto é uma novidade de energia e cor.

8 comentários:

Anónimo disse...

ai eu ja pensei mandar pintar o ceu em tons de azul, pa ser original. so entao notei q azul ja ele era, houve alguem q teve ideia igual.

lembrei me da musica e lembrei me q so ha bem pco tempo ouvi a letra com atençao e percebi q é uma alusao clara ao suicidio.

eu nao sei se hei de fugir ou morder o anzol, ja nao ha nada de novo aqui debaixo do sol.

nao ha.

e isto fez me lembrar as discussoes nas aulas de filosofia.

tnh saudades...

Nuno Vilhena disse...

Acho no minimo curioso e pertinente a forma como falas do mundo. Questionando sem duvida isto nao sera apenas uma matrix que cada um de nos faz do que pensamos. Concordo plenamente.
Alias, se formos a pensar em, no nosso mundo, aquele em que vivemos, e contruido e editado a cada segundo do nosso pensamento. Tendo em conta ainda que o nosso pensamento e as nossas acções sao a realizacao dos nossos sonhos, acho que tocas-te num ponto chave.

Gostei!

C. disse...

sabes, eu acordo de seis em seis dias ás 06.00 da manhã e fico muito tempo na paragem de autocarro, sozinha, a ouvir o silêncio ou os pássaros (ou se estiver de mau humor enfio os headphones), porque a essa hora não passam muitos carros na estrada nacional.
e a essa hora fico muitas vezes a ver o céu a mudar de tonalidade. o céu nunca me pareceu só azul e isso acaba sempre por me dar uma sensação de paz.
de seis em seis dias o meu pai também me dá boleia de carro e vamos sempre por uma estrada numa serra e fico sempre a ver o céu.
também nunca é só azul.
e depois.
depois há os dias em que o céu é cinzento.
ou o céu está tão claro que parece feito de luz, principalmente quando se está debaixo d'água a olhar p'ra cima.


é claro que o céu é azul.
e é claro que foi tudo criado para nós, porque somos apenas cérebros a produzir a imagem de, o cheiro de, o paladar de, as noções, fundamentos e critérios de.
(sim de.)
e no entanto há uma coisa que me aconteceu há uns meses e que me veio a tirar (uma cert)a paranóia de no fundo não existir nada concretamente...
o ar existe.
pela primeira vez senti que o ar existia. não o vento. o ar.

acho que isto foi a maior prova que tive de que não sabemos nada sobre o sítio em que estamos, a vida que temos e que aguardamos impacientemente a explosão de qualquer coisa quando a explosão está atrás de nós e nós não nos viramos.

anyway, tou aqui a derrapar na mayonese, quando depois de ler tudo o que escreveste só me apetecia dizer que bastava teres postado só a imagem. *

Klatuu o embuçado disse...

Por vezes o mundo toca-nos...

Klatuu o embuçado disse...

AVISO!!!!


Este texto - http://dente-de-marfim.blogspot.com/2007/07/inveja.html - é PLAGIADO do «Abrupto» de Pacheco Pereira!

A menina Kanoff - CUJO BLOG É TODO PLAGIADO - fingiu apagar o anterior blog - e transferiu tudo!

___
Hi5: http://kanoff.hi5.com/

raquel disse...

hoje vi o céu roxo. e quero tanto ver-te em paredes de coura...*

Natália Reis disse...

Julgo que é nessa novidade - que por vezes diante de nós surge como sendo algo de verdadeiramente novo - que reside uma espécie de sentido para o acordar dia após dia...
Revi-me nalguns destes pensamentos e, por isso, tomei a liberdade de deixar um comentário:)
*

Klatuu o embuçado disse...

O céu é narcoléptico! :)=

Abraço.